Casas Lares

A Associação Aliança de Misericórdia presta atendimento em Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade Casa Lar, que visa aproximar-se da estrutura familiar.

Com isso, cada Projeto possui duas casas com capacidade máxima de 10 crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, social e de abandono, sendo 20 acolhidos por casa, 40 no total, em princípio, priorizando as crianças e adolescentes com chances mínimas de adoção e que provavelmente ficarão acolhidas até atingirem a maioridade. O Projeto também realiza acompanhamento familiar e de padrinhos afetivos, como também, trabalho de autonomia para com os acolhidos.

A metodologia de serviço busca favorecer o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades, para que as crianças e adolescentes sejam trabalhados em sua autonomia e construção de valores, obtendo condições mínimas de se manterem quando atingirem a maioridade.


Casa Lar Maria Paola

a imagem e localização das crianças e adolescentes é protegida
A Casa Lar Maria Paola, inaugurada em 2018, acolhe atualmente cerca de 20 crianças e adolescentes, e intensifica oportunidades para que atuem como protagonistas de suas histórias.Por meio do trabalho desenvolvido, a partir do envolvimento de todos nas atividades das Casas (enquanto convivência comunitária), é possível incentivar o autoconhecimento e percepção de potenciais e limitações; além de, através de oficinas e outros tipos de dinâmica, possibilitar o esboço de “Projetos de Vida” que poderão servir a estes jovens como norte a seus utentes profissionais, educacionais ou mesmo pessoal.No espaço são trabalhados diversos pontos, como a heterogeneidade de suas histórias, culturas, valores e necessidades, por meio de empatia, solidariedade e sensibilidade por cada pessoa, como “senhores” de sua própria história. O atendimento ofertado é de caráter personalizado com pequenos grupos favorecendo o convívio familiar e comunitário.


Casa Lar Aliança I e II

a imagem e localização das crianças e adolescentes é protegida
As Casas Aliança I e II acolhem, juntas, 20 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, muitas delas vindas de realidades dramáticas.Durante a permanência nas casas recebem além de atendimentos médico e psicológico, muito amor e acolhimento, para que percebam que podem mudar o curso de suas histórias de vida. Quando atingem a idade necessária, são encaminhados para cursos profissionalizantes e vagas de jovem aprendiz, para que desde já aprendam a seguir um novo caminho, com mais escolhas e oportunidades.Através da Casa Lar muitas vidas são mudadas e é possível que os atendidos tenham uma pequena experiência de vida do que é ser família.